História

Ilópolis significa Cidade da Erva-Mate, etimologicamente originada do latim e do grego (Ilo, do latim significa Erva-Mate, e Pólis do grego significa Cidade).

 

Dados Gerais:
População: 4.102 

Área da unidade territorial (Km²): 116,481 
Densidade demográfica (hab/Km²): 35,22
Gentílico: ilopolitano


Cascata da BaleiaSinopse do Censo Demográfico 2010 
População residente: 4.102 pessoas 
População residente urbana: 2.207 pessoas         
População residente rural: 1.895 pessoas         
Homens na área urbana: 1.055 homens         
Homens na área rural: 1.000 homens                
Mulheres na área urbana: 1.152 mulheres         
Mulheres na área rural: 895 mulheres      

 

A Emancipação:
O movimento emancipacionista de Ilópolis, Distrito do Município de Encantado/RS, surgiu em 1958. Em 1962, foi constituída uma Comissão Pró-Emancipação com a finalidade de promover a emancipação de Ilópolis. 
Esta Comissão contou também com o apoio do então Deputado Estadual Lidovino Fanton, que contribuiu de todas as maneiras possíveis para que se alcançassem os objetivos almejados.

Em 1963 foi sancionada a Lei nº 4.612 de 21 de novembro, autorizando a consulta plebiscitária no distrito de Ilópolis no dia 08 de dezembro de 1963. Diante do resultado favorável à emancipação de Ilópolis o Governo do Estado do rio Grande do Sul criou o Município de Ilópolis, sob a Lei nº 4.687 de 26 de dezembro de 1963.


Casa típica italianaLocalização:
O Município de Ilópolis está localizado na encosta superior nordeste do planalto meridional, nas bordaduras da serra geral, na região alta do vale do Taquari. Limitando-se com os municípios de Arvorezinha, Anta Gorda e Putinga.

Relevo e Hidrografia: 
O relevo do território Ilopolitano apresenta características comuns aos demais municípios localizados nas cercanias da serra geral. Sua formação rochosa tem predominância de rochas basálticas, sua topografia é colinosa, com altitude oscilando entre 600 e 800 metros.

A hidrografia do município é bastante simplificada, uma vez que não há rios dentro dos limites de seu território, havendo apenas ocorrência de arroios, sendo eles o arroio Pecca, arroio Cinco Voltas e arroio Tunas. Também existe a cerca de 1Km do centro da cidade, uma barragem artificial de 1.780m².

Clima:
O clima de Ilópolis está inserido na classificação que o define como subtropical temperado e úmido. O inverno costuma ser rigoroso, com possibilidades de geadas entre os meses de maio e setembro, onde as temperaturas mínimas absolutas muitas vezes são inferiores a 0ºC. Não é corriqueira em Ilópolis a ocorrência de estação seca, sendo que mesmo nos meses que integram o auge do verão a precipitação pluviométrica costuma ser regular.


Museu do PãoSolo:
Embora existam sensíveis variações em pontos esparsos de seu território, predominam no município o solo argiloso, medianamente profundo, moderadamente drenado, mediamente suscetível à erosão, ligeiramente acido e de média fertilidade natural.


Vegetação: 
Originalmente a fisionomia do município era constituída por densas florestas tipo subtropical mista, consorciada com espécies recorrentes da antiga mata atlântica. As predominâncias são: araucária angusttifolia popularmente conhecida como Pinheiro Brasileiro ou Pinheiro do Paraná e também a erva mate Ilex paraguariensis, é bastante significativa a ocorrência de outras como xaxins, bromélias, canelas, cedros e ipês.